REFLEXÕES DE UMA JOVEM ESTAGIÁRIA EM TEMPOS DE PANDEMIA.
26 de Outubro de 2020
RENDA-SE, COMO EU ME RENDI. MERGULHE NO QUE VOCÊ NÃO CONHECE COMO EU MERGULHEI. NÃO SE PREOCUPE EM ENTENDER, VIVER ULTRAPASSA QUALQUER ENTENDIMENTO.
CLARICE LISPECTO
Primeiro dia de aula iniciou com a professora falando sobre a pandemia e logo ela ( professora) nos questionou como estávamos vivendo em relação a covid 19? Cada um foi relatando sobre as ansiedades e o que estavam passando em meio a esse holocausto. Logo após a professora iniciou a socialização de um filme que ela já havia indicado no grupo de WhatsApp Encontrando Forrester e logo foi fazendo perguntas acerca do filme para cada um dos alunos e de acordo íamos respondendo fomos socializando sobre o mesmo, pois o filme retrata muitas situações que dá um bom debate!
09 de Novembro de 2020
A aula iniciou com a socialização das propostas de atividades, onde cada aluno iria escolher uma dentre três propostas feita pela professora na aula anterior.
https://www.google.com/url?sa=i&url=https%3A%2F%2Fcinemacao.com%2F2014%2F07%2F18%2Fencontrando-forrester%2F&psig=AOvVaw1TGYZe4bVmLn9UM4sjy8OH&ust=1608783076538000&source=images&cd=vfe&ved=0CAQQtaYDahcKEwiIkIiZnuPtAhUAAAAAHQAAAAAQEg
O filme nos permite navegar nos mares da educação, traz à tona uma enxurrada de questões importantes a ser debatidas e enquanto os passageiros estão nesse embalo de problemas na procura de lugar estável para ancorar. O enredo possibilita reflexão sobre o papel dos educadores na vida prática dos aprendizes, já que o mesmo retrata a escola como uma instituição tradicionalista, sujeita a regras e técnicas quase não empregada no âmbito escolar. Uma amizade entre Jamal e Forrester foi capaz de romper as barreiras do preconceito.
https://www.google.com/url?sa=i&url=https%3A%2F%2Fpipocamoderna.com.br%2F2020%2F11%2Fencontrando-forrester-filme-de-sean-connery-pode-virar-serie%2F&psig=AOvVaw1TGYZe4bVmLn9UM4sjy8OH&ust=1608783076538000&source=images&cd=vfe&ved=0CBYQtaYDahcKEwiIkIiZnuPtAhUAAAAAHQAAAAAQGg
16 de Novembro de 2020
A professora separou capítulos do livro para que fosse socializado em duplas:
SOCIALIZAÇÃO DO LIVRO PROJETOS DE LETRAMENTO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LINGUA MATERNA.
"Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo"
(Paulo Freire)
(Paulo Freire)
26 de Novembro de 2020
Apresentação do Projeto Letramento em jogos:
Esse projeto foi pensado para uma turma do 6° ano do Ensino Fundamental II, tendo como principais objetivos:
* Desenvolver a interação entre os alunos;
* Incentivar o habito da leitura e escrita de maneiras diferentes;
* Desenvolver habilidades cognitivas e intelectuais;
*Estimular a criatividade e o pensamento critico.
O letramento em sala e aula como jogos, traçará metas e objetivos para a formação de alunos críticos e com diversas habilidades desenvolvidas, por exemplo: Saber ler e interpretar um jogo complexo ou não.
Os jogos devem ser executados com um foco e objetivo em algum assunto em que estejam vendo na disciplina.
BENEFÍCIOS DOS JOGOS NO LETRAMENTO:
* Estimular habilidades de leitura e escrita;
*Desenvolver habilidades criticas e intelectuais;
* Colaborar na escrita correta de palavras consideradas muito difíceis;
* Criar vínculos de amizade entre alunos e professores;
* Incentivar a competitividade de forma saudável.
INTERAÇÃO ENTRE PROFESSOR E ALUNO:
Neste projeto a interação entre professor e aluno pode acontecer a partir do momento em que o professor aborda sobre um assunto que envolva a leitura e escrita e que o mesmo possa ser feito de maneira dinâmica ou seja, com jogos.
Assim é importante que o professor conduza o jogo, mas não faça tudo pelo aluno, dê ideias para que os estudantes executem de modo significativo as atividades propostas em forma de jogos.
Nessa aula a professora explicou a diferença entre Sequência Didática e Projeto de Letramento, passando slides e explicando cada um, logo abaixo anexarei algumas fotos dos slides explicando um pouco sobre Sequência Didática.
A sequência didática é uma grande ferramenta para o professor, pois através dela (SD) ele/a fara os conhecimentos prévios e necessários dos alunos, assim o professor conhecerá as dificuldades dos alunos em relação a compreensão de aprendizagem sobre um tema.
14 de Dezembro de 2020
CHEGAMOS EM NOSSA ÚLTIMA AULA DE ESTÁGIO REMOTO:
Iniciamos nosso último encontro de estágio virtual, socializando sobre essa belíssima história!!
A MENTIRA DESCOBERTA
Em uma de suas palestras na Universidade de Porto Rico, o Doutor Arun Gandhi, neto de Mahatma Gandhi e fundador do Instituto M.K. Gandhi para a Vida Sem Violência, compartilhou a seguinte história como exemplo da vida sem violência exemplificada por seus pais:
Ele tinha 16 anos e estava vivendo com os pais no instituto que seu avô havia fundado, a 18 quilômetros da cidade de Durban, na África do Sul, em meio a plantações de cana de açúcar. Estavam bem no interior do país e não tinham vizinhos. Assim, ele e as irmãs, ficavam muito felizes quando podiam ir à cidade visitar amigos ou assistir a um filme no cinema.
Certo dia, seu pai pediu que Arun o levasse até a cidade para assistir a uma conferência que duraria o dia inteiro. A mãe aproveitou e lhe deu uma lista de coisas do supermercado que deveria comprar. Como iria passar todo o dia na cidade, seu pai pediu que fizesse outras tarefas pendentes, como levar o carro para a oficina.
Quando se despediu, seu pai, disse:
- Nos veremos neste local às cinco horas da tarde e voltaremos juntos para casa.
Depois de terminar rapidamente todas as tarefas, Arun foi ao cinema mais próximo. Estava tão concentrado no filme, um filme duplo de John Wayne, que se esqueceu do tempo. Eram cinco e meia da tarde, quando se lembrou do encontro com o pai.
Correu para a oficina, pegou o carro e correu até o lugar onde seu pai estava lhe esperando. Já eram quase seis horas da tarde. O pai, ansioso, perguntou:
- Por que você se atrasou tanto, filho?
Arun se sentiu mal por não poder dizer a verdade, que estava assistindo a um filme de John Wayne. Então, disse que o carro não estava pronto, e que precisou esperar. Falou isso sem saber que seu pai já tinha ligado para a oficina.
Quando o pai percebeu que Arun tinha mentido, falou:
- Alguma coisa não anda bem, no modo como venho lhe educando, já que não tenho lhe passado confiança a ponto de você me falar a verdade. Vou pensar sobre o que fiz de errado com você. Vou caminhar os 18 quilômetros até em casa pensando sobre isto.
Assim, mesmo usando roupas e sapatos caros, o pai começou a andar por caminhos escuros e sem asfalto, até à casa na fazenda.
Mas, como não podia deixá-lo sozinho, dirigiu por cinco horas e meia atrás dele, vendo o pai sofrer a agonia de uma mentira estúpida que ele havia dito. Foi então que decidiu que, a partir daquele momento, nunca mais iria mentir.
Arun contou que muitas vezes se lembra desse episódio e pensa: “Se meu pai tivesse me castigado do modo que castigamos nossos filhos, será que eu teria aprendido a lição? Não acredito! Se eu tivesse sofrido o castigo, continuaria mentindo até hoje!”
LIÇÃO DE VIDA:
Mentir, nunca é a solução.
O melhor castigo para quem mente, é usarmos exemplos como o deste pai, que não praticou a violência, mas com sua sabedoria e, com seu amor, conseguiu que o filho se arrependesse da mentira que contou.
Este é o exemplo do poder da vida sem violência.
REFLEXÃO PESSOAL:
Essa história só reforça o que tento sempre passar as minhas filhas, que por mais dolorosa e difícil que seja a verdade, ainda assim, é sempre melhor que seja dita, pois mentiras não nos leva a nada e só causará transtornos e consequências, que nos fará arrepender e lamentar sempre por não ter agido com a verdade.
Essa aula trouxe muitas reflexões e não diferente das outras, trouxe bastante aprendizados que sem duvidas iremos levar para vida, tanto profissional quanto pessoal.
A professora ainda falou sobre esse livro do Rubem Alves.
REFLEXÃO ACERCA DO TÍTULO DO LIVRO:
Comentários
Postar um comentário