REFLEXÕES DE UMA JOVEM ESTAGIÁRIA EM TEMPOS DE PANDEMIA.

   26 de Outubro de 2020

              RENDA-SE, COMO EU ME RENDI. MERGULHE NO QUE VOCÊ NÃO CONHECE COMO EU MERGULHEI. NÃO SE PREOCUPE EM ENTENDER, VIVER ULTRAPASSA QUALQUER ENTENDIMENTO.

CLARICE LISPECTO


        Primeiro dia de aula iniciou com a professora falando sobre a pandemia e logo ela ( professora) nos questionou como estávamos vivendo em relação a covid 19? Cada um foi relatando sobre as ansiedades e o que estavam passando em meio a esse holocausto. Logo após a professora iniciou a socialização de um filme que ela já havia indicado no grupo de WhatsApp Encontrando Forrester e logo foi fazendo perguntas acerca do filme para cada um dos alunos e de acordo íamos respondendo fomos socializando sobre o mesmo, pois o filme retrata muitas situações que dá um bom debate!


                                                                

 09 de Novembro de 2020  

   A aula iniciou com a socialização das propostas de atividades, onde cada aluno iria escolher uma dentre  três propostas feita pela professora na aula anterior.

A Primeira opção seria correlacionar o filme Encontrando Forrester com o livro Pedagogia da Amizade Bullying de Gabriel Chalita.


Minha socialização foi sobre a primeira opção, escolhi a primeira porque logo ao assistir o filme percebi que ele(filme) fala muito com o livro do Chalita, o filme retrata muitas questões, mas a correlação que fiz com o livro foi a questão do Bullying que muitos alunos enfrentam nas escolas e até em meio a sociedade, relacionei ainda o titulo do livro com o enredo do filme, tudo se conecta.



https://www.google.com/url?sa=i&url=https%3A%2F%2Fobservatorio3setor.org.br%2Fnoticias%2Fjovens-cidade-sao-paulo-bullying-2019%2F&psig=AOvVaw3MBT7YnY3UAuknjhEpErsB&ust=1608785710641000&source=images&cd=vfe&ved=0CAYQtaYDahcKEwjAkNSAqOPtAhUAAAAAHQAAAAAQBw





https://www.google.com/url?sa=i&url=https%3A%2F%2Fbr.pinterest.com%2Fpin%2F517773288412520299%2F&psig=AOvVaw3MBT7YnY3UAuknjhEpErsB&ust=1608785710641000&source=images&cd=vfe&ved=0CAkQtaYDahcKEwjAkNSAqOPtAhUAAAAAHQAAAAAQDg


 O filme  aborda a aprendizagem como forma de interação no momento em que Forrester deixa seu isolamento para se apresenta na escola de Jamal para fazer a leitura de seu texto, demonstrando compaixão pelo jovem. O escritor reconhece que a grandeza do rapaz que mesmo com o risco de perder a sua bolsa e da acusação de plágio, respeitou o pedido do amigo de não a comentar entre eles. Neste momento, Forrester deixe de ser mestre, para ser apenas amigo, ele conseguiu concluir com prazer sua meta. ele acredita que o jovem esteja pronto, pois logo após sua morte, Forrester deixa um manuscrito inédito, para que Jamal escreva o prefácio. 
É notório no filme, que o Forrester se alegrou ao ver crescimento literário de um jovem escritor. A maioria dos educadores ficam alegres com o sucesso de seus aprendizes, Chalita (2008, p. 260) também aborda: 

     “[...] Que felicidade irradia o professor ao fazer brotar sementes de esperanças em seus alunos! Cada realização, cada sentimento capaz de resultar em uma boa história, mais vida, para ser contada e para ser vivida.” 


https://www.google.com/url?sa=i&url=https%3A%2F%2Fcinemacao.com%2F2014%2F07%2F18%2Fencontrando-forrester%2F&psig=AOvVaw1TGYZe4bVmLn9UM4sjy8OH&ust=1608783076538000&source=images&cd=vfe&ved=0CAQQtaYDahcKEwiIkIiZnuPtAhUAAAAAHQAAAAAQEg


O filme nos permite navegar nos mares da educação, traz à tona uma enxurrada de questões importantes a ser debatidas e enquanto os passageiros estão nesse embalo de problemas na procura de lugar estável para ancorar. O enredo possibilita reflexão sobre o papel dos educadores na vida prática dos aprendizes, já que o mesmo retrata a escola como uma instituição tradicionalista, sujeita a regras e técnicas quase não empregada no âmbito escolar. Uma amizade entre  Jamal e Forrester foi capaz de romper as barreiras do preconceito. 

https://www.google.com/url?sa=i&url=https%3A%2F%2Fpipocamoderna.com.br%2F2020%2F11%2Fencontrando-forrester-filme-de-sean-connery-pode-virar-serie%2F&psig=AOvVaw1TGYZe4bVmLn9UM4sjy8OH&ust=1608783076538000&source=images&cd=vfe&ved=0CBYQtaYDahcKEwiIkIiZnuPtAhUAAAAAHQAAAAAQGg



A segunda opção foi a Leitura da parte das competências e habilidades da Base Nacional Curricular Comum para a Educação Básica na referencia: BRASIL. Base Nacional Comum Curricular(BNCC). Consulta Pública. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017.  Nesta opção o acadêmico  iria elencar  as competências e habilidades que o filme contempla, assim como abordar as concepções de competências e habilidades no planejamento escolar, associando o filme Encontrando Forrester com a BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR.





                                                                  
Na terceira opção a professora orientou assistir um vídeo onde disponibilizou o link https://youtu.be/Kaz5PTY0CF0 esse vídeo fala  sobre a Teoria da Aprendizagem Significativa de David Paul Ausubel, o acadêmico  que escolhesse ficar com essa terceira opção, teria que relacioná-la a exemplos práticos no contexto do ensino de linguagens  (língua materna e literatura) no currículo escolar da Educação Básica, correlacionando  ao enredo do filme.




                    

                                                

   16 de Novembro de 2020

A professora separou capítulos do livro para que fosse socializado em duplas:

DIMAS E JANAÍNE: Desenvolvendo projetos na escola: o quê e como fazer? 
ELISMAR E JANAÍNA: Princípios e aspectos dos projetos de letramento.
EDUARDO E MICHELLE: De acordo vem essas ideias sobre projeto?
DANIEL E TATIANE: Ação e formação de professores de língua materna

 SOCIALIZAÇÃO DO LIVRO PROJETOS DE LETRAMENTO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LINGUA MATERNA.



          




"Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo"

(Paulo Freire)


"Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou construção."

(Paulo Freire)




26 de Novembro de 2020

Apresentação  do Projeto Letramento em  jogos:


        Esse projeto foi pensado para uma turma do 6° ano do Ensino Fundamental II, tendo como principais objetivos:

    *  Desenvolver a interação entre os alunos;

    * Incentivar o habito da leitura e escrita de maneiras diferentes; 

    * Desenvolver habilidades cognitivas e intelectuais; 

    *Estimular a criatividade e o pensamento critico.

    O letramento em sala e aula como jogos, traçará metas e objetivos para a formação de alunos críticos e com diversas habilidades desenvolvidas, por exemplo: Saber ler e interpretar um jogo complexo ou não.

    Os jogos devem ser executados com um foco e objetivo em algum assunto em que estejam vendo na disciplina.

    BENEFÍCIOS DOS JOGOS NO LETRAMENTO:

    * Estimular habilidades de leitura e escrita;

    *Desenvolver habilidades criticas e intelectuais;

    * Colaborar na escrita correta de palavras consideradas muito difíceis;

    * Criar vínculos de amizade entre alunos e professores;

    * Incentivar a competitividade de forma saudável. 

     INTERAÇÃO ENTRE PROFESSOR E ALUNO:

    Neste projeto a interação entre professor e aluno pode acontecer a partir do momento em que o professor aborda sobre um assunto que envolva a leitura e escrita e que o mesmo possa ser feito de maneira dinâmica ou seja, com jogos.

    Assim é importante que o professor conduza o jogo, mas não faça tudo pelo aluno, dê ideias para que os estudantes executem de modo significativo as atividades propostas em forma de jogos.

    EXEMPLOS DE JOGOS QUE PODEM SER APLICADOS EM SALA DE AULA:









    [...]O objetivo desse modo de ensinar é libertar o aluno do seu estado de dependência, outorgando-lhe o direito de trabalhar segundo seu ritmo, seu senso de responsabilidade e iniciativa. No ensino orientado para a resolução de problemas, o aluno ganha força e assume um plano significativo no processo educativo. É ele quem busca resposta para um problema real vivenciado ou identificado por ele/ou professor. Para a resolução de problemas, o aluno recorre a seus conhecimentos prévios, busca novos conhecimentos e integra-os á situação a ser compreendida. O principio básico desse modo de aprender reside na consciência de que o aprendizado do ser humano se faz a partir de experiências de seu cotidiano, aprende-se, resolvendo problemas, o que implica atividade, criatividade e enfrentamento de situações novas (Oliveira et al.,2014, p. 43).


    30 de Novembro de 2020

    Nessa aula a professora explicou a diferença entre Sequência Didática e Projeto de Letramento, passando slides e explicando cada um, logo abaixo anexarei algumas fotos dos slides explicando um pouco sobre Sequência Didática.










    A sequência didática é uma grande ferramenta para o professor, pois através dela (SD) ele/a fara os conhecimentos prévios e necessários dos alunos, assim o professor conhecerá as dificuldades dos alunos em relação a compreensão de aprendizagem sobre um tema.


    14 de Dezembro de 2020

     CHEGAMOS EM NOSSA ÚLTIMA AULA DE ESTÁGIO REMOTO:

    Iniciamos nosso último encontro de estágio virtual, socializando sobre  essa belíssima história!! 


    A MENTIRA DESCOBERTA 

    Em uma de suas palestras na Universidade de Porto Rico, o Doutor Arun Gandhi, neto de Mahatma Gandhi e fundador do Instituto M.K. Gandhi para a Vida Sem Violência, compartilhou a seguinte história como exemplo da vida sem violência exemplificada por seus pais:

    Ele tinha 16 anos e estava vivendo com os pais no instituto que seu avô havia fundado, a 18 quilômetros da cidade de Durban, na África do Sul, em meio a plantações de cana de açúcar. Estavam bem no interior do país e não tinham vizinhos. Assim, ele e as irmãs, ficavam muito felizes quando podiam ir à cidade visitar amigos ou assistir a um filme no cinema.

    Certo dia, seu pai pediu que Arun o levasse até a cidade para assistir a uma conferência que duraria o dia inteiro. A mãe aproveitou e lhe deu uma lista de coisas do supermercado que deveria comprar. Como iria passar todo o dia na cidade, seu pai pediu que fizesse outras tarefas pendentes, como levar o carro para a oficina.

    Quando se despediu, seu pai, disse:

    - Nos veremos neste local às cinco horas da tarde e voltaremos juntos para casa.

    Depois de terminar rapidamente todas as tarefas, Arun foi ao cinema mais próximo. Estava tão concentrado no filme, um filme duplo de John Wayne, que se esqueceu do tempo. Eram cinco e meia da tarde, quando se lembrou do encontro com o pai.

    Correu para a oficina, pegou o carro e correu até o lugar onde seu pai estava lhe esperando. Já eram quase seis horas da tarde. O pai, ansioso, perguntou:

    - Por que você se atrasou tanto, filho?

    Arun se sentiu mal por não poder dizer a verdade, que estava assistindo a um filme de John Wayne. Então, disse que o carro não estava pronto, e que precisou esperar. Falou isso sem saber que seu pai já tinha ligado para a oficina.

    Quando o pai percebeu que Arun tinha mentido, falou:

    - Alguma coisa não anda bem, no modo como venho lhe educando, já que não tenho lhe passado confiança a ponto de você me falar a verdade. Vou pensar sobre o que fiz de errado com você. Vou caminhar os 18 quilômetros até em casa pensando sobre isto.

    Assim, mesmo usando roupas e sapatos caros, o pai começou a andar por caminhos escuros e sem asfalto, até à casa na fazenda.

    Mas, como não podia deixá-lo sozinho, dirigiu por cinco horas e meia atrás dele, vendo o pai sofrer a agonia de uma mentira estúpida que ele havia dito. Foi então que decidiu que, a partir daquele momento, nunca mais iria mentir.

    Arun contou que muitas vezes se lembra desse episódio e pensa: “Se meu pai tivesse me castigado do modo que castigamos nossos filhos, será que eu teria aprendido a lição? Não acredito! Se eu tivesse sofrido o castigo, continuaria mentindo até hoje!”

    LIÇÃO DE VIDA:

    Mentir, nunca é a solução.

    O melhor castigo para quem mente, é usarmos exemplos como o deste pai, que não praticou a violência, mas com sua sabedoria e, com seu amor, conseguiu que o filho se arrependesse da mentira que contou.

    Este é o exemplo do poder da vida sem violência.


    REFLEXÃO PESSOAL:

    Essa história só reforça o que tento sempre passar as minhas filhas, que por mais dolorosa e difícil que seja a verdade, ainda assim, é sempre melhor que seja dita, pois mentiras não nos leva a nada e só causará transtornos e consequências, que nos fará arrepender e lamentar sempre por não ter agido com a verdade.


    Essa aula trouxe muitas reflexões e não diferente das outras, trouxe bastante aprendizados que sem duvidas iremos levar para vida, tanto profissional quanto pessoal.

    A professora ainda falou sobre esse livro do Rubem Alves. 


             REFLEXÃO ACERCA DO TÍTULO DO LIVRO:

    O titulo desse livro despertou em mim o interesse de refletir sobre as diferenças, a diversidade, os estereótipos, pois cada ser tem sua vontade própria, cada ser gosta de seu desejo e não do que a sociedade tenta impor a cada um de nós, acredito que o autor usa essa metáfora justamente para tentar mostrar a sociedade que cada ser é dono de seus desejos e cada um tem total liberdade para fazer o que desejar, pois vivemos em um mundo onde a natureza é múltipla, e que devemos sempre lutar por nossos direitos, acabando com preconceitos e impondo sempre que sejamos respeitados.



    "A INCLUSÃO ACONTECE QUANDO SE APRENDE COM AS DIFERENÇAS E NÃO COM AS IGUALDADES"

    (Paulo Freire)


     

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