Conhecimento de campo...
1ª e 2ª OBSERVAÇÃO
Iniciei a observação do estágio III no dia 26/08/2019 às 13h50min na turma do 3ª ano do ensino médio vespertino. A professora inicia
com apresentação de seminário, e informa que esse seminário foi
passado no primeiro dia de aula. O 1° grupo falou sobre o pré-modernismo, onde
usaram data show, falaram sobre a biografia de Euclides da Cunha e Lima Barreto.
O 2° grupo apresentou sobre modernismo brasileiro, os alunos
que estavam apresentando falaram do surgimento do modernismo, como da Semana de Arte Moderna e suas fases. Eles mencionaram grandes poetas, como por exemplo:
Carlos Drummond de Andrade e Heitor Vilas Boas.
Esse primeiro dia de seminário observei que
muitos travaram no momento de ler, acredito que era por causa do nervosismo
como também por ter uma pessoa estranha(Eu) na sala, observei ainda que a maioria
não prestaram atenção nas apresentações e não era por estarem conversando e
sim por estarem bem dispersos com aparelhos telefônicos, havia até uma aluna dormindo.
A segunda aula foi a continuação das apresentações
dos seminários, os participantes do 3° grupo falaram sobre as principais obras do modernismo
brasileiro e falaram da 1° fase: as poesias de Mario de Andrade, seguindo
com Pronominais de Oswaldo, poema retirado de uma notícia de Manuel Bandeira,
ainda citaram Alcântara Machado.
A 2° Fase: A poesia de Murilo Mendes; Solidariedade, falaram sobre Jorge de Lima (mulher proletária),
Carlos Drummond, Cecília Meireles e Vinicius de Moraes.
Sobre 3° Fase:Falaram sobre o período pós-moderno citando os autores João Cabral Melo e Guimarães Rosa.
Os alunos do 4° grupo falaram sobre Carlos Drummond, citando um livro “Sentimentos do mundo”, eles comentaram sobre o livro disseram que nesse livro há 28
poemas e escolheram um poema, assim foram lendo um por um do grupo até
acabar todo o poema, nesse momento me emocionei um pouco, pois há um aluno com
Necessidade Educacional Especial (NEE), onde a dificuldade para ler é imensa,
nesse instante os colegas foram ajudando-o a terminar a leitura.
Logo após as apresentações dos grupos a professora fez algumas considerações onde disse que já são bem grandinhos e devem saber como
fazer uma apresentação, como deve ser a maneira correta de montar um slide,
orientando ainda que quando forem apresentar algo tem que ser de forma que as pessoas que estejam assistindo irão entender
o que estão assistindo, depois a professora fez perguntas para que respondessem em
forma de jogo.
3ª OBSERVAÇÃO
Estive observando na 3ª série do ensino médio
matutino no dia 27/08 as 07h50min. O inicio demorou um pouco, porque a professora foi pegar data
show para que os alunos usassem durante a apresentação dos seminários. Do primeiro
grupo os integrantes não apareceram para a apresentação, apenas um aluno estava
presente e assim apresentou sozinho e apresentou muito bem, o mesmo trabalhou
sobre modernismo, falou sobre Clarice Lispector, citou também a obra de Tarsila do Amaral; Monteiro Lobato. O segundo grupo falou sobre os principais
autores do modernismo, o grupo era composto por 4 integrantes e cada um
comentou sobre um dos autores, sendo eles:
O terceiro grupo era composto por 5 componentes, onde o
primeiro comentou sobre as obras de Tarsila do Amaral, falando de seus trabalhos
e toda sua biografia. O segundo comentou sobre a biografia de Di Cavalcanti. O
terceiro comentou sobre Cândido Portinari. O quarto falou sobre a Anita Malfatti,
Vicente do Rego Monteiro e o último comentou sobre Jonh Graz.
Pude observar que essa turma é numerosa, muitos não
tem interesse em participar das apresentações e quanto aos alunos que
apresentaram- exceto o aluno que iniciou a apresentação do primeiro seminário da
turma- estão bastante despreparados para fazerem esse tipo de trabalho, todos apenas
leram os slides e leram mal. Havia muitas conversas paralelas e muitos não respeitaram
os colegas.
4ª OBSERVAÇÃO
5ª OBSERVAÇÃO
Continuação da apresentação dos seminários da turma
da 3ª serie do ensino médio matutino, depois que todos apresentaram, a
professora distribuiu alguns poemas e depois ela falou para cada um adjetivo,
logo em seguida a aula acaba.
6ª OBSERVAÇÃO
A professora inicia a aula revisando concordância e regência , dizendo como fazer para
identificar cada uma. A turma é 3ª série do ensino médio vespertino, um pessoal
bem atencioso, todos colaboram muito para que fosse uma aula produtiva. A professora contribui bastante para que estivessem focados daquela forma, pois é uma professora
inovadora em sua forma de explicar, às vezes faz brincadeiras a cerca do
assunto para que dessa forma os alunos possam entender melhor, muitas vezes
sorri sem perder o domínio de sua turma. Depois da revisão ela passa a
corrigir uma atividade do livro didático, uma correção a qual ela tira as dúvidas
que vão surgindo.
É uma sala regular em relação a infraestrutura; tem dois ar-condicionados, com isso melhora bastante a questão do calor que muitas vezes atrapalha o andamento da aula, há carteiras novas e tem
uma boa claridade.
Gostei bastante da metodologia da professora, gostei da maneira de explicar o conteúdo e em sua forma de avaliar os seminários,
sempre quando ia explicar inovava algo para que todos não esquecessem,
professora pulso firme (assim como eu. rs) sempre com uma dose de doçura,
mas com a seriedade quando necessário, acredito que seja muito importante saber
dosar cada coisa. Gostei!!!
7ª e 8ª OBSERVAÇÃO
Minhas últimas observações foram no dia 30/08/2019 no turno vespertino. Foi uma aula geminada, gostei bastante. A professora
entregou fragmentos de poemas de alguns autores e pediu para que cada aluno
lesse diferente, tipo um na forma de um locutor, outro caipira, outro em forma
de música, achei bastante interessante, no final ela leu todo o poema (telha de vidro/ Raquel de Queiroz) explicou todo o poema e mandou eles lerem em casa
algum poema de algum autor do modernismo.
Comentários
Postar um comentário