Conhecimento de campo...

1ª e 2ª OBSERVAÇÃO

Iniciei a observação do estágio III no dia 26/08/2019 às 13h50min na turma do 3ª ano do ensino médio vespertino. A professora inicia com apresentação de seminário, e informa que esse seminário foi passado no primeiro dia de aula. O 1° grupo falou sobre o pré-modernismo, onde usaram data show, falaram sobre a biografia de Euclides da Cunha e Lima Barreto.
O 2° grupo apresentou sobre modernismo brasileiro, os alunos que estavam apresentando falaram do surgimento do modernismo, como da Semana de Arte Moderna e suas fases. Eles mencionaram grandes poetas, como por exemplo: Carlos Drummond de Andrade e Heitor Vilas Boas.
Esse primeiro dia de seminário observei que muitos travaram no momento de ler, acredito que era por causa do nervosismo como também por ter uma pessoa estranha(Eu) na sala, observei ainda que a maioria não prestaram atenção nas apresentações e não era por estarem conversando e sim por estarem bem dispersos com aparelhos telefônicos, havia até uma aluna dormindo.
A segunda aula foi a continuação das apresentações dos seminários, os participantes do 3° grupo falaram sobre as principais obras do modernismo brasileiro e falaram da 1° fase: as poesias de Mario de Andrade, seguindo com Pronominais de Oswaldo, poema retirado de uma notícia de Manuel Bandeira, ainda citaram Alcântara Machado.
Sobre 3° Fase:Falaram sobre o período pós-moderno citando os autores João Cabral Melo e Guimarães Rosa.
Os alunos do 4° grupo falaram sobre Carlos Drummond, citando um livro “Sentimentos do mundo”, eles comentaram sobre o livro disseram que nesse livro há 28 poemas e escolheram um poema, assim foram lendo um por um do grupo até acabar todo o poema, nesse momento me emocionei um pouco, pois há um aluno com Necessidade Educacional Especial (NEE), onde a dificuldade para ler é imensa, nesse instante os colegas foram ajudando-o a terminar a leitura.
Logo após as apresentações dos grupos a professora fez algumas considerações onde disse que já são bem grandinhos e devem saber como fazer uma apresentação, como deve ser a maneira correta de montar um slide, orientando ainda que quando forem apresentar algo tem que ser de forma que as pessoas que estejam assistindo irão entender o que estão assistindo, depois a professora fez perguntas para que respondessem em forma de jogo.

3ª OBSERVAÇÃO

Estive observando na 3ª série do ensino médio matutino no dia 27/08 as 07h50min. O inicio demorou um pouco, porque a professora foi pegar data show para que os alunos usassem durante a apresentação dos seminários. Do primeiro grupo os integrantes não apareceram para a apresentação, apenas um aluno estava presente e assim apresentou sozinho e apresentou muito bem, o mesmo trabalhou sobre modernismo, falou sobre Clarice Lispector, citou também a obra de Tarsila do Amaral; Monteiro Lobato. O segundo grupo falou sobre os principais autores do modernismo, o grupo era composto por 4 integrantes e cada um comentou sobre um dos autores, sendo eles:
O terceiro grupo era composto por 5 componentes, onde o primeiro comentou sobre as obras de Tarsila do Amaral, falando de seus trabalhos e toda sua biografia. O segundo comentou sobre a biografia de Di Cavalcanti. O terceiro comentou sobre Cândido Portinari. O quarto falou sobre a Anita Malfatti, Vicente do Rego Monteiro e o último comentou sobre Jonh Graz.
Pude observar que essa turma é numerosa, muitos não tem interesse em participar das apresentações e quanto aos alunos que apresentaram- exceto o aluno que iniciou a apresentação do primeiro seminário da turma- estão bastante despreparados para fazerem esse tipo de trabalho, todos apenas leram os slides e leram mal. Havia muitas conversas paralelas e muitos não respeitaram os colegas.

4ª OBSERVAÇÃO

Essa aula foi observada na turma da 1ª série do ensino médio, onde a professora ministrou a disciplina de redação, ela explicou sobre os conectivos e quais se encaixam melhor em redação, explicou como dever ser uma redação. Em certo momento ela deu algumas broncas para que assim eles tivessem mais atenção, ainda deu algumas dicas para que produzissem uma redação coletiva, criaram um título juntos e foram colocando alguns tópicos para a partir daí produzirem uma redação.

5ª OBSERVAÇÃO

Continuação da apresentação dos seminários da turma da 3ª serie do ensino médio matutino, depois que todos apresentaram, a professora distribuiu alguns poemas e depois ela falou para cada um adjetivo, logo em seguida a aula acaba.

6ª OBSERVAÇÃO

A professora  inicia a aula revisando concordância e regência , dizendo como fazer para identificar cada uma. A turma é 3ª série do ensino médio vespertino, um pessoal bem atencioso, todos colaboram muito para que fosse uma aula produtiva. A professora contribui bastante para que estivessem focados daquela forma, pois é uma professora inovadora em sua forma de explicar, às vezes faz brincadeiras a cerca do assunto para que dessa forma os alunos possam entender melhor, muitas vezes sorri sem perder o domínio de sua turma. Depois da revisão ela passa a corrigir uma atividade do livro didático, uma correção a qual ela tira as dúvidas que vão surgindo.
É uma sala regular em relação a infraestrutura; tem dois ar-condicionados, com isso melhora bastante a questão do calor que muitas vezes atrapalha o andamento da aula, há carteiras novas e tem uma boa claridade.
Gostei bastante da metodologia da professora, gostei da maneira de explicar o conteúdo e em sua forma de avaliar os seminários, sempre quando ia explicar inovava algo para que todos não esquecessem, professora pulso firme (assim como eu. rs) sempre com uma dose de doçura, mas com a seriedade quando necessário, acredito que seja muito importante saber dosar cada coisa. Gostei!!!

7ª e 8ª OBSERVAÇÃO

Minhas últimas observações foram no dia 30/08/2019 no turno vespertino. Foi uma aula geminada, gostei bastante. A professora entregou fragmentos de poemas de alguns autores e pediu para que cada aluno lesse diferente, tipo um na forma de um locutor, outro caipira, outro em forma de música, achei bastante interessante, no final ela leu todo o poema (telha de vidro/ Raquel de Queiroz) explicou todo o poema e mandou eles lerem em casa algum poema de algum autor do modernismo.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Docência na prática

REFLEXÕES DE UMA JOVEM ESTAGIÁRIA EM TEMPOS DE PANDEMIA.

Bagagem teórica e reflexiva na UFT