Docência na prática
1ª REGÊNCIA
Iniciei às 7h da manhã na turma do 3ª ano do ensino médio no dia 21/10/2019. Quando cheguei a professora regente apresentou-me à turma e logo saiu, ou seja, seria apenas eu e os alunos. Iniciei perguntando o nome de cada um, após todos se apresentarem eu me apresentei e falei quais eram meus objetivos durante o período da regência.
Logo após esse primeiro contato, fiz um levantamento breve sobre o conhecimento deles a cerca do conteúdo pós-modernismo e depois expliquei sobre o período pós-moderno na literatura; informei quais eram os principais autores desse momento, quais características e obras, depois de ter explicado sobre o conteúdo fiz uma atividade oral e assim percebi que muitos não estavam prestando atenção. Havia algumas conversas paralelas, então eu, doce como sempre, falei bem séria e disse que todos já estavam saindo da escola e provavelmente muitos iriam para faculdade e quando chegassem lá, os professores não iriam ficar "mastigando" conteúdo, disse ainda que queria dar aula e necessitava tanto da atenção quanto do silêncio...sou anjo! Então, todos cessaram as conversas e passaram a participar da aula, foi top!
2ª REGÊNCIA
Teve iniciou às 13h50min na turma da 3ª série ensino médio vespertino, foi basicamente o processo da turma anterior; apresentação, introdução do conteúdo que seria o mesmo da outra turma e mais adiante fiz a mesma atividade, a qual alguns alunos responderam perfeitamente como todo professor deseja, a turma é uma turma pequena e por isso ficou bem mais fácil trabalhar.
3ª REGÊNCIA
Continuação da segunda, nessa aula entreguei uma cópia para cada aluno com dois poemas; A perda da auréola e os olhos dos pobres, logo depois foi realizado um debate perguntando sobre o que perceberam de diferente na concepção de poeta e escritor, visto que os tradicionais temas românticos tendiam ao fantasioso, ao grandioso, e à espiritualidade e ao sentimentalismo, enquanto os temas da poesia moderna passam a ser menos sublimes. Foi uma aula bem produtiva, todos leram e participaram dos debates que foram surgindo.
4ª REGÊNCIA
Iniciou às 07h50min na turma do matutino. Cheguei a sala os alunos estavam fazendo muitíssimo barulho, esperei alguns minutos para que notassem minha presença, mas foi em vão, então falei ainda mais alto que eles e nesse momento todos me olharam e os que não estavam em seus lugares foram se sentar, questionei-os sobre o conteúdo que havíamos estudado, quais principais autores, principais obras, características, quando surgiu e assim fui recapitulando o conteúdo, logo depois entreguei uma cópia com os mesmos textos da turma anterior e pedi que lessem em silêncio, passaram dez minutos, então pedi a um rapaz que estava conversando para que lesse o primeiro texto, ele por sua vez ficou tímido, mas acabou lendo. Logo depois fiz perguntas assim como na turma anterior, depois desse primeiro debate pedi outro aluno para ler o segundo texto e assim ele fez, nesse texto o debate foi mais espontâneo por parte da maioria, fui respondendo perguntas que eles não tinham entendido e logo depois entreguei uma atividade impressa para cada um, nesse momento foi tenso, pois havia um aluno que não tinha ido na aula anterior e quando fui entregar a atividade a ele o mesmo disse que não iria fazer eu não o obriguei, quando fui entregar a atividade para o próximo aluno, ouço o que disse que não iria fazer me falar uma frase de baixo calão para mim, ofendendo-me, nesse momento fui ao céu e voltei, não acreditava no que havia escutado e por isso perguntei a ele se era aquilo mesmo, então ele ficou muito bravo e mesmo com medo não fiquei indiferente, disse muitas coisas a ele e então continuei a aula, pedi que fizessem a atividade individual, logo a aula acabou.
5ª REGÊNCIA
Essa aula foi na mesma turma anterior, começamos às 09h45mim, entrei um pouco chateada por causa do acontecido relatado anteriormente, mas tentei não demostrar, segui firme como uma rocha. Perguntei se todos haviam feito a atividade, alguns responderam que sim, outros não e por isso dei dez minutos para os que ainda não tinham terminado pudessem concluir, depois desse tempo, recolhi todas atividades e logo entreguei uma crônica do Rubem Fonseca (Entrevista) para uma dupla e pedi que fizessem exatamente como estava escrito, eles ficaram envergonhados no início, porém logo se soltaram, pedi que o restante ficassem em silêncio e disse que queria ouvir apenas as vozes da dupla.
Admito que foi maravilhoso!!!
Fizeram exatamente como eu gostaria e depois fui fazendo questionamentos acerca do texto, a turma me surpreendeu bastante, e o aluno o qual tive o problema havia ido embora.
6ª REGÊNCIA
Iniciou às 15h45min no turno vespertino, pedi que fizessem silêncio e logo escolhi uma dupla como na outra turma, eles então fizeram o diálogo e depois fiz questionamentos acerca do texto, foi um pouco mais lento do que a turma da manhã, mas valeu, tirei dúvidas e consegui fazer com que eles enxergassem o texto na atualidade.
7ª REGÊNCIA
Turma do matutino, iniciei às 07h, entreguei uma cópia para cada aluno de uma crônica do Ruben Braga (O Presidente Voador), pedi que fizessem a leitura silenciosamente e após a leitura eu li em voz alta para que assim a aula ficasse mais agradável, após minha leitura eu questionei a turma: " O quê de literatura pós-moderna eles conseguiam enxergar no texto? E logo iniciou um debate magnifico, confesso que adoro essas situações, pude perceber que eles tinham realmente aprendido sobre a literatura pós-moderna.
8ª REGÊNCIA
Inicia às 13h50min na turma do período vespertino, logo entrego as cópias do mesmo texto da turma anterior e faço o mesmo procedimento que na outra, porém nessa turma eles ficaram bem mais acanhados que a outra, mas ainda assim participaram.
9ª REGÊNCIA
No dia 29/10/2019 às 07h50min da manhã, foi o dia da prova de fogo, chego um pouco tensa, pois foi o dia em que o professor da universidade iria avaliar a minha aula, logo quando entro na sala peço que façam silêncio e formem um círculo, eles logo me atendem, depois que todos estão sentados e em silêncio, entreguei uma cópia para cada aluno, é um texto longo, porém muito bom. A crônica é de Rubem Fonseca (passeio noturno I e II), peço que todos leiam em silêncio, durante o tempo em que a maioria liam havia dois alunos dormindo, eu não falei nada com eles para não tirar a atenção dos outros, após o tempo que tinha estipulado para a leitura eu fiz a leitura em voz alta, para que assim eles entendessem melhor o que o texto trata. Depois fiz alguns questionamentos acerca do texto e foi surgindo um debate bem satisfatório, eles não ficaram envergonhados pelo fato de ter outra pessoa na sala (o professor Rubenilson). Um dos comentários evocados foi o fato de uma personagem exercer atos de uma profissional do sexo.
Nos comentários, algumas discussões voltaram-se para características estudadas sobre o pós-modernismo, assim como outros questionamentos. Gostei bastante da aula.
10ª REGÊNCIA
A última regência foi na mesma turma, logo quando entrei um aluno me fez um questionamento em relação a minha opinião quanto à legalização do aborto, confesso que fiquei em saia justa, mas acabei falando sobre meu ponto de vista. Depois desse momento voltamos para o debate do texto da aula passada e foi extraordinária essa aula, pois apesar de ter sido um texto longo e alguns terem dormido durante a leitura, foi um texto que gerou debates maravilhosos, todos até mesmo os que haviam dormido participaram da aula. Foi uma aula muito gostosa e pra mim a literatura é exatamente esse encantamento pela narrativa, é trazer o texto para a atualidade, acredito que de todas as aulas para mim essa foi a mais extraordinária. Estou apaixonada!
Comentários
Postar um comentário