Bagagem teórica e reflexiva na UFT
___________________20-08-2019___________________
A nossa primeira aula foi marcada pela notícia triste de que a autora, pesquisadora e professora Graça Paulino faleceu no dia 05 de agosto. Iríamos assistir um vídeo, porém houve um problema com os recursos midiáticos, portanto não foi possível. Após um momento reflexivo sobre a perda, o professor Rubenilson explicou a quantidade de regência, formato do relatório, apresentação sobre a BNCC entre outras questões que envolvem a disciplina de estágio supervisionado de língua e literatura III.
Em seguida, cada discente relatou sobre o estágio anterior. E finalizamos com o professor jogando as cartas de tarô para cada aluno que estava interessado e mostrando o que elas revelavam para esse período de estágio.
___________________27-08-2019___________________
Iniciamos com a organização a respeito dos lugares em que cada acadêmico iria reger e observar, informamos sobre o primeiro contato feito com a escola, se fomos bem recebidos ou se houve algum empecilho, todos conseguiram decidir sobre as escolas e o professor disse que em breve enviaria os documentos para apresentar-nos às unidades de ensino. O docente questionou- nos sobre como eram as nossas aulas no ensino médio, como éramos quando jovens e perguntou como é o perfil dos jovens atualmente. Explicou a respeito da literatura, disse que não poderíamos considera-la como sendo algo restrito aos cânones, deve ser considerado o que está sendo produzido além deles, o que foge ao padrão da literatura tradicional.
___________________03-09-2019___________________
Segundo o site do Ministério da Educação do Governo Federal, a "Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica".
Há cinco campos, a saber:
2- Campo artístico
literário
3- Campo de estudo e
pesquisas
4- Campo de atuação
na vida pública
5- Campo jornalistico
e midiático.
O professor explicou de maneira mais interessante sobre a BNCC, propôs para irmos à Ipueiras para fazer apresentações sobre os campos da Base Nacional e sorteou para cada grupo, os quais ele mesmo dividiu, pois queria que a sala ficasse misturada, sem "panelinhas".
O professor explicou de maneira mais interessante sobre a BNCC, propôs para irmos à Ipueiras para fazer apresentações sobre os campos da Base Nacional e sorteou para cada grupo, os quais ele mesmo dividiu, pois queria que a sala ficasse misturada, sem "panelinhas".
___________________17-09-2019___________________
No dia em questão o professor Rubenilson levou um panfleto do Banco do Brasil, perguntou as características do gênero para nós e conversamos sobre as formas de trabalhá-lo, além de apresentar opções práticas para a docência, como pegar um panfleto do qual os alunos poderiam ter tido contato uma vez que encontram nas agências do banco em nossa cidade. São essas atitudes que nos motivam a ser professoras que consideram o letramento do aluno e que querem aproximar o conteúdo com a realidade de cada um. Após isso, iniciamos as apresentações sobre os textos.
___________________08-10-2019___________________
Alguns discentes já regeram e compartilharam a respeito das experiências em sala de aula com os alunos do ensino médio. Isso foi importante para mim, pois estava disposta aprender com os acertos e também com os erros dos meus colegas para que quando eu fosse reger estivesse mais preparada.
___________________22-10-2019___________________
Em seguida, continuamos as
apresentações dos textos e as apresentações sobre respectivas regências dos alunos-mestres.
Em todas as aulas é necessário ter três pontos: texto, contexto e intertexto, precisamos nos pautar nisso para planejar as nossas aulas.
Em todas as aulas é necessário ter três pontos: texto, contexto e intertexto, precisamos nos pautar nisso para planejar as nossas aulas.
O professor separou algum tempo para que pensássemos como queríamos o nosso blogger, nós fomos para o laboratório de línguas para organizar algumas questões, outros ficaram na sala e logo depois voltamos para compartilhar sobre o que foi decidido.
Depois as apresentações - sobre o relatório de observação de aula feita pelo professor Rubenilson e os textos-continuaram.
No dia em questão apresentamos sobre a BNCC, mais especificamente sobre o campo de atuação da vida cotidiana. A apresentação que inicialmente seria feita com os professores em Ipueiras, porém não foi possível, posteriormente estava sendo organizado para ser em Porto Nacional, mas infelizmente não teve como também, foi apresentada apenas em sala para o professor e colegas e foi muito produtivo. O grupo foi composto por mim, Janaína e Michele Marques. A Janaína começou fazendo um apanhado sobre o que é a BNCC, explicando a ideia de competência e habilidade, expliquei sobre o campo de atuação da vida cotidiana e a Michele ficou falou sobre como seria na prática, os gêneros: bilhete e receita seriam utilizados no dia para produções coletivas e pontuaríamos as características fazendo uma vitamina de banana para inspirar os professor a utilizar atividades divertidas e que estimulam os alunos.
Depois as apresentações - sobre o relatório de observação de aula feita pelo professor Rubenilson e os textos-continuaram.
___________________12-11-2019___________________
No dia em questão apresentamos sobre a BNCC, mais especificamente sobre o campo de atuação da vida cotidiana. A apresentação que inicialmente seria feita com os professores em Ipueiras, porém não foi possível, posteriormente estava sendo organizado para ser em Porto Nacional, mas infelizmente não teve como também, foi apresentada apenas em sala para o professor e colegas e foi muito produtivo. O grupo foi composto por mim, Janaína e Michele Marques. A Janaína começou fazendo um apanhado sobre o que é a BNCC, explicando a ideia de competência e habilidade, expliquei sobre o campo de atuação da vida cotidiana e a Michele ficou falou sobre como seria na prática, os gêneros: bilhete e receita seriam utilizados no dia para produções coletivas e pontuaríamos as características fazendo uma vitamina de banana para inspirar os professor a utilizar atividades divertidas e que estimulam os alunos.
____________________19-11-2019___________________
No segundo momento, o professor entregou textos diversos para cada um afim de que lêssemos e compartilhássemos sobre.
Finalizamos com um momento muito bonito em que o professor falou para nós sobre o nosso desenvolvimento e superações. É maravilhoso ouvir coisas que "deixam nosso coração quentinho", por que sabemos da sinceridade e seriedade do professor, tudo que é dito por ele nos faz refletir e nesse momento não seria diferente.
Comentários
Postar um comentário